Pastorais

Escrito por Carlos R. Silva

Não Lute a Guerra dos Outros“Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus.” (2Cr 10.15)

Em algum momento da vida, a maioria de nós já passou por angústia, ansiedade e situações que não sabíamos como resolver nem enfrentar.

Impotentes! É a palavra que nos define bem nestas horas.

O rei Josafá passou por um momento destes, difícil. Um grande exército inimigo aproximava-se de Judá. Então, numa reunião no templo do Senhor, ele orou a Deus. Ao orar, exaltou a grandeza e a soberania de Deus, lembrou de seus grandes feitos no passado. Por fim, reconheceu sua incapacidade e fragilidade, dizendo: “Não temos força para enfrentar esse exército imenso que vem nos atacar. Não sabemos o que fazer” (2Cr 15.12).

Não sei o que fazer! Muitas vezes, este é o nosso estado. Problemas gigantes, dificuldades incontáveis, lutas árduas, e o inimigo tão próximo, mas tão próximo que a única visão é a derrota.

Agora, só Deus! Só resta clamar a ele, reconhecer que não temos forças e, na verdade, não sabemos o que fazer. Se restar somente isso, então é exatamente isso que precisamos. Quando resta somente a fé, na verdade, era tudo o que precisávamos: uma pequena fé! Uma pequena fé, nas mãos de um grande Deus gera milagres.

Depois que Josafá orou a Deus e admitiu que não sabia o que fazer, Deus respondeu através de Jaaziel, profeta para aquela hora: “Não tenham medo nem desanimem . Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus. Vocês não lutarão. Tomem posição, fiquem firmes e assistam o livramento que o Senhor lhes dará”.

E foi isso que Deus fez. Por ser fiel, como ele disse, aconteceu. Isto é para nos encorajar a que, diante do insolúvel, clame a Deus, reconheça sua soberania, ele sabe o que faz e que somos totalmente dependentes dele.
Nossos apuros, são oportunidades para Deus trabalhar, até porque, de outro modo, a gente não deixa.

Pr Carlos R. Silva