Pastorais

Escrito por Carlos R. Silva

peixe pulando aquario

“E, no entanto, Deus fez tudo apropriado para seu devido tempo. Ele colocou um senso de eternidade no coração humano, mas mesmo assim ninguém é capaz de entender toda a obra de Deus, do começo ao fim.”
(Eclesiastes 3:11 NVT)

O que é que nos move?
Dizem, são nossas aspirações, nossos desejos. Neles repousa o nosso entusiasmo. Mas se diz também, são as batalhas superadas, porque as que ainda não vieram nos causam medo e as em andamento nos esgotam.

O que nos move?
São as pessoas das quais gostamos, que ganham nossa preocupação, cuidados e amor. São viagens, curiosidade e descoberta. Passatempos ou um trabalho que amamos.

O que nos move?
Dirão alguns que é a busca pela felicidade.
Mas também que, quando a encontramos, continuamos inquietos. Somos insaciáveis. Eu diria, ansiosos, em muitos casos. E assim vamos: mais desejos, mais alvos e metas (algumas brilhantes, outras nem tanto).

E assim, vamos. Mais amor, mais felicidade, mais amizade, mais dinheiro, mais, mais e mais. Se certo? Sim e não! Mas vamos em frente, porque, do contrário, nunca saberemos. Além disso “o caminho se faz caminhando” disse o Fernando Pessoa.

Saber o que nos move é bom, porque é o motor da vida que nos envolve e impulsiona.

E se errarmos? Que erremos, se assim for é bom. No erro aprende-se mais e melhor! E só erra que tenta, só erra quem faz, quem age, quem trabalha, quem se move.

Esse emaranhado de sentimentos, desejo pelo novo, sem nem viver o atual, que já é antigo, medo de ficar estacionado, somos nós. Do jeitinho que nos criou o Eterno. E por isso andamos inquietos. Não fomos feitos para esta dimensão, para este tempo que nos prende. Aliás, ele planejou que ficássemos aqui só um pouquinho. Fomos feitos para a eternidade. Em nós, o Deus eterno colocou a eternidade. E assim, ele produziu uma geração, calma não é só a sua, uma humanidade inteira de inconformados.

Com Agostinho, finalizo, ou não: “Fizeste-nos, Senhor para ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti”.

Pr Carlos R. Silva

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

www.Facebook.com/CafeComSalvacao
www.CafeComSalvacao.com.br

----    ----    ----    ----    ----    ----

REFERÊNCIAS
BÍBLIA Sagrada NVT. Ed Mundo Cristão.
INÊS, Maria. Blog Muinto me contas. https://muitomecontas.blogs.sapo.pt/o-que-e-que-nos-move-12457. Acesso em junho 2019.