Pastorais

Escrito por Carlos R. Silva

31Dez2016 Na Linha de ChegadaEnquanto olho para o espaço vazio na minha frente, o papel virtual, como uma folha em branco, passo rapidamente pelos meses do ano.
Não me considero velho, mas lembra-me a antiga função retroceder (rewind) dos vídeo cassetes, enquanto assistíamos às cenas ao contrário.

Final de mais um ano. 
É a corrida da vida com seus reinícios e constante preparação todos os dias.

Corremos com uma "grande multidão de testemunhas ao nosso redor." (Hb 12.1).
Há os que correm conosco e os que nem correm juntos, mas todos observam.

Por testemunhas, Paulo se referia aos heróis da fé. Homens e mulheres de quem ele diz que "O mundo não era digno deles." (Hb 11.38).
Todos eles tornaram-se especiais, porque creram. E "Porque creram, todas essas pessoas foram aprovadas por Deus, mas não receberam o que ele havia prometido. (Hb 11.39).
Correram, mas nada receberam aqui.

Mas é como se Deus tivesse em mente uma corrida de revezamento, onde um sucede o outro.
Então veja que privilégio Deus reservou para nós: conosco, estes heróis da fé serão aperfeiçoados. 
A partir de nós a história será outra. Isto é um privilégio mas também responsabilidade.
"Pois Deus tinha preparado um plano ainda melhor para nós, a fim de que, somente conosco, elas fossem aperfeiçoadas." (Hb 11.40).

Eles tiveram que se contentar com uma visão de Deus aqui ou ali, mas nós o vimos. Nós "Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade." (Jo 1.14). Porque Deus veio morar conosoco!

Eles iam à presença de Deus, limitados e sempre através de alguém que o intermediasse. Nunca no lugar mais íntimo. Mas nós, através de Jesus, "temos livre acesso a Deus em confiança, pela fé nele." (Ef 3:12). Hoje, com ousadia podemos "entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu" (Hb 10:19,20).

Eles desfrutaram da presença de Deus nalguns encontros, viram sua glória em manifestações como na tenda do Encontro ou no Templo. Mas nós somos templo do Espírito Santo (1Co 6.19). E quanto conforto quando lemos: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada." (Jo 14:23)

O sucesso, o chegar bem, envolve deixarmos "de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra firmemente em nós". (Hb 12.1).
Isto permite que "continuemos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós." (Hb 12.1).

Vencemos mais um ano, contrariando às previsões mais negativas. Um tempo diferente, onde se quebraram muitos modelos (paradigmas), que entrou para a história.

A corrida continua, "corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé." (Hb 12.2).

Com ele não só é possível chegar, mas chegaremos bem.

A Jesus a honra, a glória e o poder para sempre!

Pb Carlos R. Silva

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
www.CafeComSalvacao.com.br
www.fb.com/CafeComSalvacao