Pastorais

Escrito por Carlos R. Silva

Teologia da HienaComo um cristão lida com a brevidade, os fardos e as baixas da vida sem ceder ao que eu chamo de “Teologia da Hiena”?

A hiena é a personagem Hardy, da série Lippy e Hard, desenho de Hanna-Barbera.

Hardy, uma hiena e Lippy, um leão, andavam sempre na companhia um do outro.

Hardy era uma hiena pessimista, em depressão, que nunca ria. O otimista Lippy, o leão, tentava animá-lo, "Calma, Hardy!", mas Hardy sempre saía com "Eu sei que não vai dar certo... Oh, dia, oh, céus, oh, azar...".

Hardy só vê o lado negativo de tudo. Um cristão com essa síndrome fará afirmações como estas: “Só tem pecado em todo lugar — até mesmo na igreja.”. “A situação está ruim, como nunca esteve.” “Como estou? - Indo!”.

Ao escrever o Salmo 90, Moisés estava melancólico, e meditava na tremenda distância entre a majestade eterna de Deus e a fragilidade humana. Nós lutamos, sofremos, pecamos, tememos a Deus e morremos (Sl 90.7-10). Isso é realmente depressivo, mas espere: Moisés não terminou este Salmo com o mesmo humor.

Como o profeta reagiu à Teologia da Hiena? Ele escreveu: “Satisfaze-nos pela manhã com o teu amor leal, e todos os nossos dias cantaremos felizes.” (Sl 90:14).

O amor leal de Deus é suficiente!
Como é possível alegrar-se em Deus?

Ao valorizarmos cada momento e constatarmos que a felicidade está em coisas simples, na refeição mais simples quando comemos em paz e desfrutamos comunhão uns com os outros.

Nos alegramos ao vivermos na glória da nossa redenção, que é a maneira maravilhosa como fomos comprados e libertos da tirania do sistema chamado mundo.

Quando vivemos a alegria das bênçãos em Cristo, livres do. urgente, do ter, do amontoar e conquistar, para viver uma gloriosa esperança, a da vida eterna com Deus.

Assim nos sentimos encorajados a orar como Moisés, pedindo pela bondade de Deus, nossa verdadeira segurança.
Isso nos levará a orar pedindo a Deus para dar-nos “sucesso em tudo o que fizermos”. (Sl 90.17)

O amor de Deus, a certeza da sua presença todos os dias serão suficientes para terminarmos bem o dia, a semana, a vida.

 

Pb Carlos R. Silva

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
www.CafeComSalvacao.com.br
www.fb.com/CafeComSalvacao


  • Fragmentos de EGNER, David. Pão Diário. Teologia do Bisonho, 2017. 
  • Biblia de Estudo NVI. Ed Vida.
  • Bíblia de Estudo NTLH. SBB.