Após aceitar a Jesus, inicia-se uma nova vida. É preciso começar a viver por uma nova ótica. Precisará dos primeiros passos como uma criança que está aprendendo a andar. Começa agora um processo chamado discipulado. Jesus não quer apenas pessoas que creiam nele, ele deseja discípulos. Agora, você passa a ser chamado de cristão.

O que é conversão? Converter-se é mudar de direção. Antes você estava voltado para si mesmo, para outras pessoas e para o mundo. Mas agora voltou-se para Deus.

Todos os dias você será confrontado com a vontade de fazer o que não é certo, nem o que edifica. É preciso virar as costas para ofertas ruins e ficar de frente para Deus.

O que fazer após aceitar Jesus?

Misericórdia

Um cristão verdadeiro estará sempre ocupado praticando o amor.

O que é Misericórdia? Misericórdia (miserere + cordis) ‘miséria + coração’, significa colocar o seu coração no lugar do coração da pessoa para sentir a sua dor. É colocar-se no lugar da pessoa que está sofrendo.

Isto vai diferencia-lo de quem você era antes. É uma nova visão da vida que, agora, funciona colocando o outro em primeiro lugar. Podemos ser especialistas em ciências naturais ou espirituais mas, sem amor, nada disso se aproveita.

Ao abraçar a fé cristã evangélica, você também abraça a igreja. Ela é como um organismo vivo. Seu dono e fundador, Jesus Cristo, é o cabeça e todos os membros da igreja são membros deste corpo.

Há muito para se envolver na igreja e, a seu tempo, você vai descobrir onde pode colocar talentos e habilidades que Deus lhe deu a serviço dele. Porque outros, assim como você, precisam ser alcançados. Mas o maior espaço no Corpo de Cristo é para amar.

Justiça

Jesus disse que são felizes aqueles que tem fome e sede de justiça (Mateus 5.6). E é isso que acontece com o que se converteu ao evangelho e entregou sua vida a Jesus Cristo. Nasce dentro da pessoa uma sede pelo que é certo.

Trabalhe de forma honesta e justa. Desfrute do resultado do seu trabalho, envolva-se em ajudar a outros e à igreja na qual você foi inserido. Esqueça o “jeitinho”, Deus gosta da verdade e nos ensina:
“Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade’ (Salmos 37.3). É preciso uma mudança completa exterior, vista pelas ações, e interior, vista pelas intenções.

Jesus nos ensinou ser justo, ou seja, correto, nas conversas “seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno” (Mateus 5.37). Também devemos ser justos nos negócios “Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” (Lucas 20.25).

Você se converteu e quer saber o que fazer? Gaste tempo arrumando sua vida. Não deixe para depois. Seja uma pessoa bem resolvida. Seja correto e verdadeiro nas conversas. Seja honesto nos seus negócios e pontual nos seus compromissos.

A igreja precisa de pessoas justas que dão testemunho na sociedade. O mundo está olhando para a igreja e não se importa com templos bonitos e ministérios diferentes, mas quer ver justiça. Parece que todos podem errar, mas os cristãos serão muito mais cobrados havendo falhas.

Acima de tudo, saiba que é Jesus Cristo, com seu sangue, que te justifica e te capacita a viver sob estas orientações. Não é mérito humano, é pura graça de Deus.

Humildade

O que é humildade? É aceitar ser humilhado para ser exaltado por Deus (Mateus 23.12). É aceitar menos do que merece ou deseja. Quem é humilde trata os outros com educação e, nem de longe, se acha superior.

Como nova criatura, alguém que nasceu de novo, não maltrate as pessoas, nem seja falso ou ganancioso.

O humilde se contenta com o que tem, com o fruto de seu trabalho. “Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes” (I Timóteo 6.7,8).

É possível ser humilde aprendendo mais de Jesus. Ele disse “aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração (Mateus 11:29).

A conversão é uma nova vida de misericórdia, justiça e humildade.

Conclusão

Há um texto na Palavra de Deus que conclui de maneira clara esta mensagem: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus”. (Miquéias 6.8).

Deus tem uma nova vida para você muito diferente das coisas erradas deste mundo. Ao entregar a vida a Jesus, o Espírito Santo entra em sua vida e te ensina o que precisa mudar (João 14.26; 16.8).

Uma prova da conversão é viver uma vida de prática de amor, de justiça e humildade. Seja misericordioso com as pessoas colocando-se no lugar de quem está sofrendo. Pratique a justiça e não se envolva em coisas que não são corretas. Aprenda a ser humilde tratando as pessoas bem, falando pouco e se conformando com o que tem.

Mude o que for preciso em sua vida para fazer a vontade de Deus!

 

Pr Carlos R. Silva